Header Ads

Dragon Zakura

Sakuragi Kenji deveria fechar a Ryuuzan High School, a pior escola do Japão, mas decide provar que seus indisciplinados alunos também tem chance de passar na Toudai.
Mídias: J-drama
Exibição: 2005
Episódios: 11
Demografia: Seinen
Gêneros: Drama, Escolar, Slice of Life

Sinopse: Sakuragi Kenji (Hiroshi Abe) é um advogado não muito bem sucedido que procura uma forma de alavancar sua carreira. Ele vê a oportunidade ao ser colocado no caso da Ryuuzan High School, uma escola a beira da falência, conhecida por ter as piores notas do Japão e ter os piores alunos. Kenji deveria fechar o colégio e cuidar de todos os tramites legais até que os investidores fossem ressarcidos, mas consegue convencer a diretoria de que o nome da escola poderia voltar a ter prestigio se seus alunos (pelo menos cinco deles) ingressassem na Toudai, a aclamada e concorrida Universidade de Tóquio, em troca ele faria fama em cima do feito. Entretanto, Sakuragi percebe que convencer os alunos de que eles têm capacidade para passar no exame não será tarefa fácil

Comentários: A primeira vista, DZ parece uma cópia de GTO, por ter professores não muito ortodoxos e com passado não dos mais bonitos, os alunos também têm seus dramas, mas fora isso, a história é bem diferente. Sakuragi é um ex-integrante de uma gangue de motociclistas que deu a volta por cima e mudou de vida. Ele acredita que perseverança e trabalho duro sempre serão recompensados, mas transmite isso de forma quase tirânica aos seus alunos.
O desenvolvimento da história é bem lento acompanhando todo o passo a passo do processo. Da inciativa de Sakuragi, a formação da turma especial, o engajamento dos alunos, as tentativas de convencer os outros professores que não concordam com seus métodos. Dos seis alunos que passam a integrar a sala especial, todos têm problemas, principalmente familiares, que afetam muito seu desempenho. Alguns desistem, se desmotivam, arranjam problemas com alunos de outras escolas, mas no final, o grupo acaba se unindo e se apoiando para estudar e alcançar o objetivo.

O interessante é que todo o processo de aprendizagem é mostrando, ensinando maneiras mais eficientes de se aprender determinados conteúdos. De reeducação alimentar, horários para dormir, passando por métodos para aprender inglês, melhorar raciocínio matemático e aprender história e literatura em atividades do dia-a-dia, como ler um mangá. O interessante é que o sistema de aprovação na Toudai é muito similar ao das universidades brasileiras, um exame que avalia toda sua aprendizagem no ensino médio, de forma que muitas das técnicas podem ser utilizadas na vida real para potencializar os estudos.
Os alunos acompanhado os resultados da Toudai.
Vale a pena? Muito, deveria ser obrigatório. A história é boa e trabalha com toda a desconstrução do mito que se tem que é impossível de passar na Toudai. Os métodos bizarros de ensino de Sakuragi divertem e funcionam na vida real.

Onde encontrar: Pode ser encontrado online em português.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.