Header Ads

Nekojiru Udon

Nyako e Nyatta são dois irmãos felinos que vivem aventuras sombrias e sádicas na tentativa de recuperar parte da alma de Nyako que foi roubada por uma entidade estranha.

Outros Nomes: Cat Soup
Mídia: mangá
Publicação: 1990
Volumes: 3
Autor: Hashiguchi Chiyomi também conhecida como Nekojiru
Demografia: Seinen
Gêneros: Comédia, Psicológico, Humor Negro, [+18]

Sinopse: A história gira em torno de uma família de gatos antropomorfizados, com foco nos irmãos Nyako e Nyatta. Os dois irmãos tem aventuras sádicas e cruéis em seu jardim, massacrando insetos e pequenos animais. Certo dia, Nyako fica muito doente e acaba morrendo, mas Nyatta consegue resgatar metade da sua alma impedindo sua morte completa e a colocando em uma espécie de estado vegetativo. A partir dai os dois partem em uma aventura para conseguir resgatar o restante da alma de Nyako.

Comentários: Não sei deixe enganar pelo traço simples e pelos gatinhos fofos de Nekojiru, a história é bastante perturbadora. A primeira vista, o mangá parece apenas ser um amontado de tirinhas curtas com foco nas crueldades exercidas pela dupla. Entre azucrinar a mãe e massacrar pequenos animais no jardim, é difícil dizer que existe algo mais profundo ao ver os dois sadicamente matarem um rato. Mas a história é cheia de metáforas, figuras de linguagem e analogias.

A aventura que a dupla embarca é fria e cruel. São sonhos, mas não doces e meigos, mas sim perturbadores, sem medo de mostrar o pior de cada um, incluindo os protagonistas. A história transita entre a loucura e a criatividade, abordando tudo de forma dura e violadora. É como ver um quadro de arte que ao mesmo tempo causa admiração e repulsa.

Além do mangá, existe uma versão animada com 27 episódios de aproximadamente um minuto. Existe também um OVA de 30 minutos, abordando a história com uma faceta mais sombria e praticamente sem diálogos.

Curiosidade: A autora cometeu suicídio em 1998. Nunca se soube ao certo o motivo, mas muitos acreditam que Nekojiru Udon seja a resposta das perturbações que se passavam na cabeça da autora. Atualmente, o marido da autora, assumindo como Nekojiru-y, disponibiliza suas obras na internet e dá continuidade as obras da esposa.

Vale a pena? Não é uma obra para qualquer um. Mesmo que você esteja acostumado com violência e gore, não é uma obra fácil. Várias passagens cômicas acabam mais chocando e causando desconforto.

Onde encontrar: Pode ser encontrado em inglês e japonês.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.