Header Ads

5 Centimeters per Second

Takaki e Akari sempre foram muito próximos, desde a infância, mas conforme vão crescendo, parece que o destino conspira para que eles se separem.

Outros Nomes: Byousoku 5 Centimeter
Mídia: mangá
Publicação: 2010 - 2011
Volumes: 2
Autor: Shinkai Makoto (história), Seike Yukiko (arte)
Demografia: seinen
Gêneros: Drama, Romance

Sinopse: Colegas de turma e amigos muito próximos, Tono Takaki e Shinohara Akari moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e eles passam a manter contato através de cartas, e descobrem que mantem sentimentos profundos um pelo outro. Quando Takaki descobre que vai se mudar, ele marca um encontro com Akari, mas não consegue externar seus sentimentos.

Takaki indo ao encontro de Akari
Comentários: A trama é vista do ponto de vista do Takaki, sua aproximação com Akari, o prazer da companhia, dos gostos que dividem, as pequenas coisas do dia a dia. Os sentimentos que nutre pela amiga vão aflorando aos poucos e quando finalmente se toca deles, ela precisa se mudar.

Mesmo quando finalmente tem a chance de dizer o que sente, Takaki não consegue e fica na esperança de que no futuro, eles irão se reencontrar e finalmente poderá externar seu amor. Conforme envelhece, Takaki interage com outras pessoas, mas nunca consegue ser sincero ou se apegar a alguém por causa dos sentimentos que ainda nutre por Akari.

Quem espera algum desfecho feliz (como eu) pode sair decepcionado, o mangá não sobre a reconquista de um grande amor ou como uma grande paixão pode se arrastar por anos, mas como um sentimento puro pode ser encarado de forma distinta pelas pessoas. Akari, embora ainda nutra sentimentos por Takaki, segue em frente e mantem boas lembranças, enquanto Takaki fica tão preso aos seus sentimentos que não consegue ver o mundo a sua volta, se tornando uma pessoa amarga e distante, que ainda vive uma ilusão.

Takaki e Kanae
Vale a pena? Sim, é um mangá excelente, que te deixa deprimido em alguns momentos, mas tem grandes lições. O mangá é uma adaptação de um filme como o mesmo nome e tem algumas diferenças, mas nada que altere a essência da história.

Onde encontrar: Pode ser lido na MangáPT.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.