Header Ads

Le Theatre de A [Parte Dois]

Segunda parte da coletânea de oneshots góticas de Nakamura Asumiko.

Mídia: mangá
Publicação: 2005 - 2008
Autor: Nakamura Asumiko
Demografia: josei
Gêneros: fantasia, drama, psicológico

Sinopse: Coletânea de quinze oneshots com temáticas fantásticas e estética gótica.

Comentários: Parte dois das análises das oneshots presentes nessa coletânea. Pensei em comentá-las separadamente na coluna Sem Tempo, mas algumas são interligadas entre si e ficaria um pouco confuso. Se você perdeu o começo, pode conferir a parte um aqui.

Vale a pena? Sim, embora em todas as histórias são fáceis de entenderem de primeira, todas são muito inteligentes, inovadoras ou intimistas. Para quem gosta de fugir do comum, muitos finais são melancólicos, agridoces ou largados sem conclusão.

Onde encontrar: Como nenhuma scan traduziu a obra por completo, cada história traz um link próprio de onde pode ser encontrada.

[Parte Dois]

6 - Till Dawn
Após matar uma pessoa em um vilarejo, um rapaz se esconde em uma casa abandonada onde encontra um belo pássaro engaiolado que foi abandonado por sua família enquanto fugia da peste que assolava a região. Feliz por ter alguém para ouvir suas músicas, eles planejavam viajar juntos pelo mundo, para que ela aprenda novas canções, mas os aldeões locais, em busca de vingança, os encontram.

Assim como acontece em I am a Piano, o pássaro engaiolado é representado na figura de uma garota. Ela é doce e ingênua, não tendo ideia do que seria um assassino. A obra é delicada e tocante e uma das mais tristes da coletânea. É a única que acho que o visual gótico acaba atrapalhando. A ambientação da história, em um vilarejo desolado, acaba pedindo uma visualização mais rústica, que destoa com o visual caprichado e pomposo do gótico francês trazido pela autora.

Link: Em português na Central de Mangás, tradução feita pelo Tsumi Scans.

7 - Leçon Un
Continuação das aventuras de Youko, a aprendiz de caça vampiros. A jovem está em um restaurante junto de seu mestre Lord Saint Georges e pede licença para ir ao banheiro. No toalete, descobre que o vampiro (que a menina chama de Monsieur Vampiro) que haviam derrotado no capítulo anterior, conseguiu se manter vivo, ocultando sua alma em um espelho. Agora, ele consegue mover-se entre o objeto e assim aparece para Youko, tentando convence-la a lhe ajudar a recuperar seu corpo. Como a menina se nega, ele toma seu corpo, mas falha miseravelmente e acaba sendo exorcizado novamente.

Segunda parte das aventuras de Youko, a trama traz várias paixões de Asumiko, além da estética gótica e amor pela França, há referências culinárias e sexuais na obra. Aliás, a maioria das histórias dessa coletânea traz as personagens comendo, comprando comida ou citando receitas. Assim, como na primeira parte, o tom é escrachado e divertido, há várias piadas de cunho sexual e a interação entre Youko e Monsieur Vampiro é fantástica. A partir de Leçon Un, as tramas envolvendo a menina passam a ter muitos diálogos e explicações. São tantos balões de fala que muitas vezes ofuscam a beleza das imagens.

Link: Em inglês no My Mangá Online.

8 - My Skin on My Back
Uma pequena garota está indo para a casa da avó, mas encontra com um lobo no caminho que está muito faminto. Ele tenta roubá-la, mas descobre que ela não carrega nenhum dinheiro, apenas uma cesta cheia de chapéus estranhos. Tocada pela situação triste do lobo faminto, a menina oferece seu corpo para que ele se alimente, em troca de terminar sua entrega. Após se servir da menina, o lobo ruma para a casa da vovó, mas descobre que os chapéus são mais sombrios do seu estranho visual.

Releitura do clássico Chapeuzinho Vermelho e posso dizer que é uma das mais bizarras que já vi. O lobo da trama é antropomorfizado, mais parecendo um rapaz com touca de orelhas de lobo. Talvez seja a história com a trama mais macabra e nonsense. Não faz muito sentido, a primeira vista, que a menina se sacrifique apenas para alimentá-lo, ainda mais que eles são dois desconhecidos que se encontram ao acaso na estrada, mas a conclusão da trama deixa claro que talvez essa escolha tenha sido um destino mais feliz do que o que aguardava a menina e acabou se tornando destino do lobo.

Link: Em inglês no My Mangá Online.

9 - Highlander Walker


Terceira parte das aventuras de Youko. Ela e seu mestre são convocados pela Condessa Mira Valentine, uma mulher poderosa que descobre que todo o histórico de sua família está ligado ao Monsieur Vampiro. Após resolver o caso que assola sua família, Mira oferece hospedagem para Lord Saint George, arma para passar a noite com ele já que tem um grande interesse sexual no exorcista, entretanto, seus esforços são arruinados com a união das forças entre Youko e o Monsieur Vampiro.

Mais uma parte das aventuras da aprendiz, entretanto focada mais em George e Mira do que na jovem. Existe uma forte tensão sexual entre o exorcista e a nobre, enquanto Youko e o Monsieur Vampiro, que agora reside no espelho de bolso da menina, tem uma relação mais suave, quase como irmãos. É uma história divertida e engraçada, que serve para aproximar o Vampiro dos caçadores e praticamente tornar os três uma grande família feliz.

Link: Em inglês no My Mangá Online.

10 - Perfect World
Uma jovem vê seu marido ser abatido por uma estranha doença que faz com que cresçam flores em seu corpo. O crescimento é indiscriminado e não tem cura, o que acabará por matar o rapaz. Sem solução, ela tenta tornar seus últimos dias mais suaves, mas ele é abatido por um grande desespero e tenta matá-la, já que teme ficar solitário do lado de lá.

É uma história melancólica e amarga, de uma mulher que não gosta de flores, mas vê seu marido ser tomado por elas, até a morte. É uma doença estranha, mas dá um efeito visual bem bonito nos quadros. Diferente das oneshots da Youko, há pouco diálogo e os quadros são grandes e contemplativos. O final é triste e desolador, mas mantém um tom onírico.

Link: Em inglês no My Mangá Online.

11 - Perfect Lady

Continuação de Perfect World, mostra o destino da jovem após a morte de seu marido. Ela continua comprando os doces preferidos do falecido em sua confeitaria preferida e os come diante do túmulo, como se compartilhasse o momento com o homem que ama. Entretanto, em uma de suas idas a confeitaria, ela conhece um rapaz que se interessa por ela e tenta se aproximar, mas ela não está pronta para deixar seu luto.

Com o mesmo clima melancólico, mas com um final um pouco mais redentor, vemos nossa heroína oscilar entre seguir em frente e atender ao desejo do marido, que não queria ficar solitário na morte. Constantemente, ela sonha com ele e não consegue avaliar se está pronta para deixa-lo ir. O rapaz da confeitaria é delicado e paciente, com o objetivo de lentamente tirá-la do seu luto.

Embora tenha achado PW um tanto estranha a primeira vez que a li, achei que em conjunto com PL, as duas formam uma bela história, agridoce e intimista.

Link: Em japonês na Asumiko’s Club.

12 - Looks Like Teaspoon

Simon é um garoto comum em um internato masculino que junto dos amigos provoca bulliyng em Alastair, um garoto frágil e feminino, que acuado, sempre acaba chorando. Certa noite, após uma pequena confusão, Simon encontra com Alice e a persegue até o Wonderland, onde se vê em uma festa cheia de Alices. Simon descobre que “sua Alice” se tornará rainha da noite após beijar o Coelho e se opõe, mas acaba sendo desprezado pela menina.

Terceira parte de Alice A., é também minha parte preferida. A maneira como a autora trabalha misturando sonho e realidade, fantasia e verdade, nos iludindo e ludibriando é incrível. Teaspoon é a oneshot mais longa de Le Threatre de A e também a que mais brinca com o efeito de sombras e meias verdades. É quase impossível dizer se o que Simon vivenciou foi real ou se foi apenas um sonho provocado pelo súbito arrebatamento que Alastair passa a provocar nele.

Link: Em inglês no My Mangá Online, dividido em duas partes.

13 - The Pearl Blue Story

Cogy é um jovem que sonha em encontrar uma sereia, mas em suas andanças na orla da praia encontra uma misteriosa mulher que lembra muito sua falecida mãe.

Pearl Blue é uma das oneshots com a pegada mais diferente da coletânea, enquanto o resto transita entre o lado burlesco e sombrio do gótico, Pearl Blue é mais parecido com o sonho de uma criança inocente. Talvez o fato de que todas as outras oneshot trazem figuras femininas marcantes com características de gothic Lolita, e esta trazer um garoto ingênuo, isso ajuda a contrastar ainda mais Pearl Blue das outras obras.

Cogy vive com o pai e juntos ele cuidam da mulher misteriosa e calada. Cogy conta a ela coisas sobre sua mãe e sobre suas tão amadas sereias. Posteriormente, ele descobre que ela se chama Grizelda e perdeu o filho em uma viagem pelo oceano. Deprimida e oprimida pelo marido, Grizelda vive quase fora da realidade, mas acaba tendo seu coração salvo quando Cogy tenta fugir com ela.

É uma obra graciosa e inocente, que mostra que muitas vezes são as crianças que salvam os adultos de suas dores e temores. Lembra muito filmes da sessão da tarde, mas sem o final feliz e redentor.

Link: Em inglês no My Mangá Online.

14 - I am a Piano

As desventuras de um piano que sobrevive a passagem do tempo. Pode parecer estranho pensar em aventuras para um piano, mas aqui o instrumento passa por vários ambientes e várias épocas, tendo um envolvimento íntimo com cada um dos instrumentistas que a possuíram.A história, mesmo sendo curta é bem tocante e delicada.

I am a Piano foi a primeira obra da Asumiko que conheci, muito antes de saber que a oneshot fazia parte dessa coletânea.

15 - Parade


Uma jovem princesa está prestes a se casar com o rei de outra nação e para cerimônia precisa trajar um vestido todo branco, costurado pelas mãos de um assassino. De forma que através das mãos do pecador, será exposta toda a sua pureza.

Assim como aconteceu com Bite Me Something, Parade é uma obra que não pude apreciar completamente por causa da fronteira da língua. Encontrei a história em russo e lá vou eu usar o tradutor só para descobrir que não era russo, mas sim polonês. De qualquer forma não sei nenhuma das línguas e tive que me virar com o tradutor.

A trama mostra o crescimento da relação da princesa com seu costureiro pecador. Ele é um homem sem nome que após terminar seu serviço será executado, ela é uma princesa que sempre soube que seu destino seria se casar por interesses políticos. Ela não entende essa estranha tradição do país de seu futuro marido e ainda menos o fato do costureiro tentar evitá-la, pois não deseja maculá-la com seu pecado. Apesar disso, os dois acabam se apaixonando um pelo outro.

Achei o traço um pouco mais preguiçoso e menos elegante, mas ainda está muito bonito. Como não consegui entender a obra por completo, não entendi realmente o porquê de um pecador ser o responsável pelo vestido da noiva, mas achei o plot interessante.

Link: Em polonês na ReadManga.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.