Header Ads

14-sai no Koi

O dia a dia de dois adolescentes que vivem as experiências do primeiro amor.
Mídia: mangá
Publicação: 2010 -
Volumes: 7+
Autor: Mizutani Fuuka
Demografia: josei
Gêneros: romance, comédia, escolar, slice of life

Sinopse: Kazuki e Kanata são dois jovens de 14 anos, mas que tem um comportamento muito adulto diante dos outros e mantem seu relacionamento escondido dos outros estudantes. De maneira delicada e sensível, eles vão experimentando as sutilezas do primeiro amor.
Hinohara-sensei e Nagai.

Comentários: Lembro que vi a chamadinha em um leitor online e me interessei pela capa, mesmo achando que seria aqueles típicos shoujos de romance, mas na verdade, gostei muito da história.

O grande trunfo do mangá é contar cenas cotidianas de um casal do ensino médio sem exageros ou romance muito melado, diferente da maioria, aqui eles já começam juntos e vivem problemas comuns da puberdade. Kazuki e Kanata estão bem seguros de sua relação e por isso, problemas como crises de ciúmes ou rivais são vistos com outra ótica.

Eu realmente não entendo o motivo deles manterem seu relacionamento em segredo, já que ambos são bastante centrados e maduros, de forma que não haveria resistência dos outros alunos. Mas talvez seja algo cultural japonês que não fique realmente claro para mim.

Kazuki é mais maduro e centrado, além de ser um aluno muito participativo e influente na turma. Kanata talvez não tenha toda a maturidade do namorado, principalmente por ser movida a alguns rompantes românticos, como querer ter joias iguais, mas mesmo assim, ela se força para manter sua aparência e só deixa seus medos e receios nítidos diante do rapaz.

A história é leve, divertida e encantadora, os personagens são bastante comuns do dia-a-dia. O mangá também ganha vários pontos não apenas por mostrar o cotidiano da dupla, mas também dos colegas que o cercam. Como Aoi, amiga de Kanata que tem sentimentos bem confusos pela colega ou Nagai, o delinquente do colégio que acaba se apaixonando pela professora de música.

O traço não é dos mais bonitos, mas você acaba se acostumando ao jeito limpo e meio caricato. As situações são bem clichê como eventos escolares, viagens e recitais, mas são abordadas de forma divertida, de forma que não ficam tão repetitiva e enjoativa. A primeira vista, parece que os assuntos não são realmente explorados, mas como o mangá tem como principal ideia acompanhar acontecimentos da puberdade, é compreensível que coisas simples sejam difíceis de lidar e coisas complicadas para um adulto, seja facilmente resolvido pela mentalidade adolescente.
Kazuki, Kanata, Nagai, Hinohara-sensei e Aoi
 Por que ler? É divertido, leve e sutil.

Por que não ler? Os capítulos são bastante episódicos, para quem não gosta de histórias soltas, pode ser bastante ruim.

Onde encontrar: Pode ser encontrado online, traduzido pelo Ow Scans.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.