Header Ads

Natsume Yuujinchou

Natsume herda um misterioso livro de sua avó, só não podia imaginar que ele trazia os nomes dos youkais com os quais ela tinha acordo.

Outros Nome: Natsume Book of Friends
Mídia: mangá
Publicação: 2003 --
Volumes: 21+
Autor: Midorikawa Yuki
Demografia: shoujo
Gêneros: Fantasia, Drama

Sinopse: Natsume Takashi seria um adolescente como outro qualquer, se não fosse sua habilidade de ver youkais. Após a morte de sua avó, Reiko, ele herda um estranho livro que contem os nomes de vários youkais que ela coletou em vida. Conhecido como Livro dos Amigos, quem tiver posse do objeto, terá controle sobre todos os seres que possuem seus nomes contidos ali. Para evitar que o livro caia em mãos erradas, Natsume decide libertar os youkais, devolvendo seus nomes, mas isso não significa que isso será uma tarefa fácil.

Taki, Tanuma, Natsume e Nyanko-sesnei
Comentários: Histórias com youkais são bastante comuns, mas não espere mais do mesmo em Natsume Yuujinchou. O ritmo da série é lento e introspectivo, focando no fardo que é para Natsume ter essa estranha habilidade.

Desde pequeno ele via seres que outras pessoas não podiam, muitas pessoas achavam que ele dizia ver youkais para chamar atenção ou porque era louco e isso o tornou recluso, com dificuldades de relacionamento e um desgosto para com os youkais. Quando herda o livro, vários youkais passam a procurá-lo para conseguirem seus nomes de volta e aos poucos, o garoto percebe que existem vários tipos de seres com as mais diversas intenções, aspirações e sonhos.

A partir desse ponto, Natsume tem que escolher quais youkais ajudar e quais manter afastados do livro. Vários capítulos são focados nas devoluções dos nomes e trazem cenas muito tristes e emocionantes (chorei em várias passagens, mas principalmente no capítulo do coelho de neve). Não espere lutas desenfreadas ou motivações que podem mudar o destino da humanidade, o mangá explora apenas o pequeno universo de Natsume e sua interação com os youkais, pais e amigos da escola, de quem precisa esconder seu segredo. Há lutas sim, mas elas não são o foco da trama e ocorrem esporadicamente.

Madara (em sua forma real)
O destaque fica para sua relação com Madara, um youkai que ambiciona ter o Livro dos Amigos para si, mas que acaba ajudando o garoto a lidar com seu dom. Assim, ele faz um acordo de que ficará com o livro quando Natsume morrer e passa a segui-lo de perto na forma de um gato gordo, que Natsume chama de Nyanko-sensei. Apesar de dizer que está ao lado de Natsume apenas para ficar próximo ao livro, é nítido o laço que forma entre eles.

Com o desenrolar da história, o menino fica sabendo mais sobre os youkais e o estranho relacionamento que sua avó possuía com eles. Ele também passa a conhecer exorcistas, que expurgam youkais malignos e fazem outros de seus parceiros. O que o faz questionar sobre a tênue relação entre os seres fantásticos e humanos.

Vale a pena? Sim, traz uma visão totalmente diferente desse universo já meio batido no mundo nipônico. A história é lenta e bastante emocional, focando nas angustias e medos do garoto. O mangá possui uma versão animada (quatro temporadas), mas particularmente, não gostei muito, tanto que vi apenas a primeira completa. O clima lento acabou ficando muito arrastado e os receios e medos do Natsume não parecem tão palpáveis como no mangá, mesmo assim, a essência da obra permanece a mesma.

Onde encontrar: Pode ser encontrado em inglês.
Natsume com Natori e Matoba, ambos líderes de clãs exorcistas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.